6 vantagens de usar inteligência artificial para melhorar a experiência do cliente

Aktienow
22 de maio de 2019

Os últimos anos têm apresentado uma mudança radical na forma como fazemos diversos negócios. Isso exigiu mudanças por parte das empresas na forma não só como encaram os clientes, mas como elas se enxergam também. Foi superada a visão centrada na oferta, quando bastava a uma companhia ter o melhor produto, e agora vivemos a era da experiência do cliente.

 

Não basta mais oferecer o melhor negócio, os clientes querem a melhor experiência. Preço e qualidade não se diferenciam da mesma forma e a decisão de compra começa a ter no atendimento e relacionamento o seu principal fator.

 

Ao mesmo tempo, as ferramentas tecnológicas estão avançando e proporcionando cada vez mais automação e rapidez no trato com os clientes. Diante de tudo isso, apresentamos a você seis vantagens de usar inteligência artificial para melhorar a experiência do cliente. Confira!

 

1. Otimização de processos

Quem não quer um atendimento simples e eficiente? Pois bem, o primeiro passo para melhorar a experiência do cliente é aumentar a sua satisfação com o atendimento. Uma das formas de conseguir isso é tornar disponível para o cliente tudo que ele precisa, quando e como ele prefere, assim ele mesmo pode solucionar o seu problema. Ou seja, facilitar o autoatendimento.

A Inteligência Artificial aplicada nos sistemas de atendimento permite às empresas acelerar o aprendizado sobre o cliente e antecipar necessidades. Isso já acontece com frequência nos e-commerces, quando você enxerga um produto recomendado a partir da escolha de um determinado. A inteligência analisa o comportamento dos clientes com perfis parecidos e sugere, com base no que ele escolheu, outro semelhante.

Mas não é só isso. Outra aplicação simples é, a partir do número de telefone ou e-mail do cliente, já antecipar qual o problema que ele está enfrentando e oferecer logo no primeiro contato a solução. Um exemplo comum é oferecer uma segunda via a clientes com a cobrança em atraso.

 

2. Mais eficiência no atendimento humano

Assim como a inteligência artificial pode facilitar o reconhecimento de um problema, ela também pode apresentar a solução de forma mais rápida. Sabe quando o atendente te pede um minuto para verificar o que está acontecendo? Com a aplicação de IA e o bom uso de palavras-chave, o sistema de suporte pode sugerir rapidamente uma solução e agilizar o atendimento.

Dessa forma, quando o cliente precisar passar por um atendente, este já vai saber qual o problema e também como agir para a sua resolução. Com rapidez e eficiência, a experiência do cliente tende a ser melhor avaliada.

 

3. Dados trazem mais soluções e personalização

O consumidor atual quer se sentir único. A inteligência artificial pode ajudar as empresas nessa entrega. A partir da coleta e análise de dados, o seu sistema de atendimento pode antecipar necessidades e sugerir produtos e serviços na hora certa.

É como se a cada segundo milhares de feedbacks fossem analisados, outros milhares de planos de ação criados e no segundo seguinte a resolução dos problemas já estivesse rodando. Tudo isso sem precisar passar por dezenas de reuniões de alinhamento da equipe de atendimento!

 

4. Sobra tempo para pensar em inovação

Já está um pouco claro que com o uso de inteligência artificial você ganha tempo no atendimento ao cliente. Mas o que fazer nesse tempo “livre”? Se antes a equipe de atendimento humano passava horas perguntando o CPF ou e-mail do cliente, agora ela utiliza esse período para atualizar materiais, analisar interações e propor melhorias.

A partir do uso da inteligência artificial não só os seus clientes vão enxergar um ganho no atendimento, como sua equipe também perceberá que o trabalho ganhou em dinamicidade. Essa mudança no perfil de atividades traz crescimento profissional e mais satisfação para o público interno, que vai refletir positivamente na experiência do cliente também.

5. Redução de custos

Claro que todo esse ganho em eficiência vai refletir em diminuição de gastos. Manter uma estrutura de tecnologia para atendimento é mais barato do que uma equipe com diversas pessoas esperando um contato.

Mesmo com o crescimento da demanda, não há risco de problemas no atendimento, já que a inteligência artificial não fica restrita a um atendimento por vez, como é com os humanos. Além disso, já que o atendimento humano diminui, sua empresa pode focar no treinamento e melhoria do quadro, ganhando na retenção de talentos.

 

6. Fidelização de clientes

Quando a experiência do cliente é personalizada, eficiente e rápida, a percepção que ele vai ter a respeito dos valores que precisa desembolsar pelo seu produto ou serviço muda. Boas experiências aumentam a sensação do custo-benefício e fidelizam clientes.

Outro bom reflexo do atendimento bem feito está na indicação de novos clientes. Afinal de contas um cliente satisfeito sempre indica aos seus amigos e familiares a empresa que lhe atende tão bem.

Precisa de Ajuda?

A Aktie Now é especializada em levar a experiência do cliente a um novo patamar. Conheça mais sobre nossos serviços disponíveis e entenda como fazemos a tecnologia revolucionar o seu relacionamento com clientes!

Curtindo nossos materiais? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail.



Pin It on Pinterest

Close Bitnami banner
Bitnami