Como Analisar e Gerir os Dados de seu Atendimento

Redação
14 de julho de 2020

Empreender é dar um voto de confiança para os próprios sonhos e investimentos. Quando uma empresa inicia no mercado, ela pretende, na maioria dos casos, ser a preferida pelos consumidores.

Nesse aspecto, o atendimento, ou seja, o contato com o cliente precisa ser sempre um contato de qualidade. Um cliente satisfeito pode significar muito para uma empresa. Além de demonstrar gratidão pelo serviço ou produto contratado, o cliente pode recomendar o seu negócio para outras pessoas.

Com isso, os gestores precisam ter inteligência para entender como o empreendimento está se saindo para os clientes. É claro que não é uma análise tão fácil. Por isso, neste artigo, você aprenderá a como analisar e gerir os dados de seu atendimento.

Mas antes, é preciso entender o que são esses dados do atendimento e como pode consegui-los.

Dados do atendimento do meu negócio

É bem simples entender, no que se referem esses dados. Na prática, eles são as avaliações que os clientes dão para o seu serviço. É claro que a teoria prevê que esses dados estejam em total concordância com a real qualidade do seu serviço, mas existem variáveis que tornam isso impossível.

O modo de se obter esses dados é por meio de pesquisas de satisfação, seja no fim de um pedido ou por meio de ligações e contatos diversos. Muitas empresas utilizam o SAC para obter esse retorno, além de formulários e softwares responsáveis por filtrar todas as avaliações.

Como dito, apesar dessa impossibilidade, existem maneiras de você avaliar os dados fornecidos pelos clientes e criar estratégias de melhoria.

Gerir e analisar os dados do atendimento do meu negócio de maneira correta

Dê importância para essa gestão

Para que esses dados sejam utilizados a favor do seu negócio, é preciso que lhes seja atribuída a importância que merecem.

Regularidade do serviço

A partir disso, é preciso criar uma regularidade do serviço de análise, para que as atualizações e novidades sejam analisadas com justiça e não tenham a avaliação prejudicada por atendimentos do passado.

Alinhe as análises com suas metas

Estabeleça pontos focais dessa análise e alinhe-os com as metas da empresa. Por exemplo, a empresa tem como objetivo a entrega rápida: cheque em primeiro plano quais as avaliações que tangenciam essa temática.

Desse modo, é possível estar mais alinhado com as metas e, assim, cumpri-las, de maneira que o cliente seja beneficiado.

Saiba ouvir o cliente

Esse ponto é um dos mais importantes, pois se o foco dessa gestão é analisar as avaliações dos clientes, é preciso que esse feedback seja considerado e utilizado para melhoria do atendimento.

Automatize o serviço

Para facilitar essa gestão, existem softwares que filtram as avaliações e mostram para a equipe responsável quais são os principais pontos que precisam ser qualificados. Isso é importante, pois demonstra a importância de ouvir o cliente para que o serviço melhore, bem como os rendimentos.

Achou interessante? Traga a tecnologia para o seu negócio e facilite o seu caminho até o sucesso. Clique em Zendesk e veja como funciona esse software de suporte, vendas, engajamento dos clientes e outras necessidades.

Se você gostou do conteúdo, é só acessar o nosso site Aktie Now e conferir mais artigos relevantes para o seu negócio!

Curtindo nossos materiais? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail.



Pin It on Pinterest

Close Bitnami banner
Bitnami