Como otimizar a gestão de atendimento ao cliente

27 de setembro de 2019

Obter uma boa reputação e fidelizar os clientes exige um atendimento eficiente, prática que exige melhorias constantes aplicados aos processos. 

Quando esta demanda não é uma preocupação, os impactos podem refletir na reputação da marca, no relacionamento com o cliente e até na lucratividade. 

Aperfeiçoar os processos exige:
– Análise detalhada das atividades
– Conhecimento geral da estrutura da empresa
– Bom relacionamento entre as equipes relacionadas. 

Descubra como organizar e tornar o atendimento ao cliente cada vez mais eficiente: 

Planeje os processos

Identificar os processos que compõem o fluxo de atendimento ao cliente é fundamental para alinhar as etapas e criar novas metas. 

Neste rastreio, o primeiro passo é entender como as equipes se alinham às atividades desenvolvidas e serviços prestados. 

A partir disso é possível planejar todos os passos que compõem o processo, possibilitando a mensuração de resultados e determinação dos responsáveis por cada atividade. 

Revise os números 

Avaliar os dados gerados, incluindo número de atendimentos, pessoas envolvidas e valores positivos e negativos compõe o mapeamento integral do processo. 

Tal análise permite identificar os gargalos existentes na cadeia de atendimento visando propor um plano de ação para obter um processo otimizado. 

Coloque em prática imediato planejamento desenhado e implante as melhorias mapeadas a fim de iniciar a eficiência operacional. 

Aperfeiçoe as atividades

A partir do novo planejamento, é importante mostrar ao time quais atividades exigem aperfeiçoamento. 

Ajustar os turnos e escala dos colaboradores, direcionar o esforço da equipe para determinado horário e testar novos formatos pode oferecer um atendimento eficiente. 

Depois de capturar dados e planejar novos formatos de trabalho, o momento é de analisar as melhorias feitas e entender quais não se encaixam. 

Adote uma ferramenta de gestão 

Optar por uma plataforma de gerenciamento de projetos possibilita enxergar de forma integral todas as variáveis que se aplicam ao atendimento. 

A partir da ferramenta, é possível obter alinhamento operacional entre a equipe e com as estratégias de negócio. Ainda mais que, desta forma, todos do time terão acesso.  

A adoção da gestão de processos possibilita a integração de todos os colaboradores da equipe, tornando as atividades claras.

Neste sentido, aproveitar as possibilidades da ferramenta de gestão viabilizam uma visão completa da operação, permitindo análises abrangentes e estratégicas. 

A Tymeshift é uma ferramenta que possibilita controlar as atividades e tempo despendido por uma equipe para avaliar a produtividade. 

A plataforma possibilita monitorar o nível de esforço desempenhado por cada membro da equipe, possibilitando uma distribuição eficaz das demandas. 

De acordo com a demanda do processo, será possível reorganizar a estrutura e o planejamento das atividades, visando melhorias.

A Aktie Now oferece soluções especializadas em atendimento ao cliente. Entenda como ajudamos as organizações a otimizar a performance das equipes.

 

Curtindo nossos materiais? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail.



Pin It on Pinterest

Close Bitnami banner
Bitnami