O futuro da experiência do cliente

9 de outubro de 2019

Orientar todas as ações realizadas pela empresa para atender as necessidades pontuadas pelo cliente é uma das principais ações para construir uma base de fidelização.

Isso porque, oferecer produtos e/ou serviços junto com um atendimento eficaz é fundamental para superar as expectativas do cliente e construir um bom relacionamento.  

Para atingir este objetivo, identificar os fatores que agradam e causam desconforto aos clientes é fundamental. Para gerir as soluções oferecidas e implantar um relacionamento viável.

Construa um bom relacionamento com o cliente

Além da interação inicial para compra e/ou contratação dos produtos/serviços, disponibilizar diversos canais de atendimento possibilita a construção de um relacionamento robusto.

Não é à toa que, após as estratégias de prospecção e marketing, desenvolver iniciativas concentradas nas dores e necessidades dos clientes deve ser prioridade para a organização.

Com a chegada das redes sociais, novas formas de relacionamento entre a empresa e um cliente foram disponibilizadas no mercado. Agora o consumidor tem um canal de contato acessível, dinâmico e ágil para apresentar seu feedback. Seja ele positivo ou negativo.

Para controlar o que é exposto pelo cliente, contar uma ferramenta de gestão é fundamental. Um sistema deste tipo é capaz de proporcionar diversos tipos de ações. Sejam elas interações, desenvolvimento de bancos de dados ou automatização. 

Por meio da ferramenta, é possível capturar qualquer citação a palavras-chave, separando cada atendimento e criando um tipo de catálogo. Os dados podem ser utilizados de forma automatizada, por meio de qualificação de sentimentos de um depoimento como positivo, negativo e neutro, ou ao utilizar as informações para moldar o seu planejamento no futuro, por exemplo. 

Implante tecnologias de suporte ao atendimento

Oferecer um atendimento humanizado, ágil e resolutivo é o que determina a satisfação do cliente quando o assunto é relacionamento. Uma das alternativas é criar um histórico do atendimento ao cliente.

Se uma pessoa já teve uma dúvida sanada e retornou um tempo depois, existe a possibilidade de rever a conversa desde o início, conhecendo todas as necessidades do interessado. Assim, cada atendimento fica personalizado, fugindo dos cômodos diálogos padronizados. 

A inteligência artificial também pode ser utilizada para enviar respostas padrões, como por exemplo uma lista de documentos para uma inscrição ou até o envio de uma segunda via de um boleto, de acordo com palavras-chave pré-determinadas.

Neste sentido, os chatbots surgem como uma via automatizada para diminuir o tempo de atendimentos ao cliente.

Entenda o perfil do seu consumidor

Outra etapa imprescindível é avaliar se o questionamento de determinado cliente se aplica a vários outros. Já a captação de dados ajuda a descobrir mais sobre o cliente. Como média de idade, gênero, faixa salarial e outros tipos de informações essenciais para a construção de estratégias internas.  

A partir disso é possível construir um plano de ação que aperfeiçoe os gargalos identificados. Bem como formular estratégias com base nas dores dos clientes, tanto na equipe de atendimento, quanto no departamento responsável.

Fato é que garantir clientes fidelizados e satisfeitos é um dos grandes desafios de toda a empresa orientada ao cliente. Que tal colocar essas dicas em prática e aperfeiçoar o seu processo de atendimento? Descubra como as soluções da Aktie Now te ajudam a conquistar esse objetivo. 

Curtindo nossos materiais? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail.



Pin It on Pinterest

Close Bitnami banner
Bitnami