10 motivos para utilizar chatbot nos negócios

Aktienow
11 de junho de 2019

Confira esses 10 motivos que separamos para convencer você a adotar os chatbots na sua estrutura de atendimento!

1. Canal interativo e humanizado

Quando falamos em um robô de atendimento, muitas pessoas podem pensar em algo automatizado demais e humano de menos. Porém com o processamento de linguagem natural é possível entender intenções e entidades (elementos importantes do texto) para tornar a conversa mais humanizada.

2. Escalabilidade (24×7 full time)

Ao contrário do atendimento humano, que exige uma estrutura física muito maior para proporcionar escalabilidade, um chatbot pode atender tantas pessoas quanto o servidor suportar e tudo ao mesmo tempo. Além disso, ele não precisa fazer pausas para almoçar, ir ao banheiro ou até mesmo tirar folgas e férias.

3. Otimização de processos

O chatbot pode reunir diversos processos que a sua empresa possui e ainda torna-los mais simples para o cliente. Consultar saldos ou dívidas, solicitar uma segunda via, resolver pequenos problemas com um produto, são muitas as possibilidades de otimização via chatbot.

4. Competência e padronização no atendimento

Com certeza sua equipe tem pessoas com mais e menos competência. Contar com a sorte de cair em um atendimento melhor não é algo que agrada o seu cliente, não é mesmo? O chatbot vai sempre atender com a mesma simpatia, sem prejuízo na qualidade e velocidade das respostas.

5. Bots são capazes de resolver situações básicas ou complicadas

Você está enganado se pensa que os chatbots só podem auxiliar em problemas simples. Essa ferramenta está pronta para ajudar com o que você quiser, basta treinar seu robô para isso.

6. Integrado a sistemas

Integrar o seu chatbot com os sistemas que a sua empresa possui é primordial. Com o acesso ao histórico do cliente no CRM, por exemplo, a personalização do atendimento fica maior e mais simples. Lembre-se sempre de consultar as possibilidades de integração na hora de contratar uma plataforma de bot.

7. Configurado de acordo com cada negócio

Chatbots não são soluções de caixinha que funcionam da mesma forma para todos que contratam. Muito pelo contrário, são soluções customizadas e feitas sob medida para cada empresa, a fim de solucionar os problemas de atendimento que ela possui.

8. Agilidade no atendimento

Assim como dissemos no item 4, sobre padronização, a utilização do chatbot também traz agilidade. Isso porque o robô não precisa pensar ou procurar em um sistema uma resposta dentro do script. Ele vai ler e processar a interação do cliente e em questão de milésimos de segundo enviar uma resposta. Rápido, não é mesmo?

9. Melhoria na experiência do usuário

Com tanta vantagem, a melhora na experiência do usuário é uma consequência natural. Quando bem desenvolvidos, os chatbots trazem soluções que os clientes esperam, o que reflete imediatamente na experiência do usuário.

10. Tecnologia em constante desenvolvimento, evoluindo sempre o atendimento

Fechando a lista, destacamos um dos pontos mais importantes. O chatbot não é estático, se trata de uma tecnologia em constante mutação e desenvolvimento. Isso significa que as possibilidades só aumentam a cada dia.

Ainda está em dúvida? Agende uma conversa com os nossos especialistas para ter todas as respostas que faltam para tomar a decisão certa!

Curtindo nossos materiais? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail.



Pin It on Pinterest

Close Bitnami banner
Bitnami