Como Aumentar a Produtividade do Setor de Atendimento

Redação
9 de junho de 2020

Você já pensou em como aumentar produtividade do seu setor de atendimento? Afinal, com tantas chamadas e um volume bem alto de solicitações, é natural que o departamento tenha certa dificuldade em lidar com todas as demandas.

Enquanto isso, as consequências deste congestionamento são enormes. A equipe fica sobrecarregada, os clientes não têm o atendimento que merecem e a imagem da empresa é prejudicada. Felizmente, existem formas de otimizar este setor.

Então, continue lendo este post para ver algumas ideias de como otimizar produtividade do setor de atendimento.

Como aumentar produtividade do setor de atendimento com um controle de informações?

A primeira ideia para alcançar este objetivo é controlando as informações de forma mais precisa. Por exemplo, um banco de informações sobre o cliente pode ajudar a equipe a resolver os problemas mais facilmente. Com essas informações, é possível fazer um atendimento personalizado e mais ágil.

Além das informações sobre os clientes é preciso ter um banco de dados com as próprias respostas. Neste caso, o ideal é ter o famoso FAQ.

Atualmente, o mais recomendado é ter FAQs com versões diferentes, de acordo com cada público. Uma empresa naturalmente tem diferentes personas, o que significa que os problemas e o atendimento de cada um será diferente.

O papel da tecnologia e como aumentar produtividade do setor de atendimento

Outra peça crucial para este propósito é o uso da tecnologia. Por exemplo, algo que já é bem básico é usar o chat para fazer este atendimento. Não somente ele é uma opção mais natural para os usuários que já estão acostumados, como também permite que a equipe possa realizar múltiplos atendimentos simultaneamente.

Em questões mais complexas, é preciso fazer um atendimento por telefone. Não somente isso é visto como símbolo de profissionalismo, mas também permite um grau de atenção maior e uma resolução de problemas mais rápida. Entender o canal ideal para fazer cada atendimento é uma forma de tornar o setor mais produtivo.

Por outro lado, contratar uma solução especializada em atendimento ao cliente permite otimizar todos os pontos acima. A ideia é utilizar uma solução omnichannel única, que implemente chatbot, automatizando certos atendimentos, além de ajudar no controle e acesso às informações. É uma das melhores formas de aumentar a produtividade da equipe.

Aumentando a produtividade do atendimento com foco na equipe

Focando no terceiro pilar para alcançar este objetivo é importante ter foco na própria equipe. Primeiro, é crucial investir em um bom treinamento, de modo a garantir que a equipe fique sempre com uma boa performance. Por exemplo, um erro das empresas é fazer treinamentos isolados, quando o ideal é ter um calendário planejado de treinamentos frequentes, engajando os colaboradores em diferentes habilidades.

Por fim, também é importante trabalhar a motivação. Estabelecer metas e incentivar a equipe com benefícios é uma ótima forma de aumentar a produtividade. O único cuidado é para não cair no “efeito cobra”. Neste caso, uma meta mal implementada tem o resultado oposto do planejado. Portanto, planeje bem e evite cair nesta armadilha.

Estas são algumas dicas básicas de como aumentar produtividade do setor de atendimento. Quer conhecer mais? Então confira um e-book completo sobre o assunto e aprenda a lidar melhor com um grande volume de solicitações!

Curtindo nossos materiais? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail.



Pin It on Pinterest

Close Bitnami banner
Bitnami