Dicas de Atendimento Humanizado

marketingaktienow
18 de junho de 2020

A área de atendimento é vital para as empresas, afinal, clientes satisfeitos além de voltarem a fazer negócios, são uma excelente propaganda para a marca. O consumidor espera ser tratado como ser humano, não apenas como um número ou uma fonte de lucros. Nesse cenário há o conceito do chamado atendimento humanizado.

O que é atendimento humanizado?

Esse tipo de atendimento deixa de lado processos automatizados e robotizados e foca em uma relação mais humanizada, disponível para ouvir o cliente, ter empatia e ajudar no que for preciso. Nesse tipo de abordagem, o cliente é a parte mais importante do negócio e o resultado esperado é aumentar a satisfação dos clientes com o atendimento e melhorar a visão da empresa como um todo.

O atendimento humanizado começou a ser empregado na área da saúde e em pouco tempo já estava sendo praticado em outros segmentos com interação direta com o cliente. O conceito envolve o entendimento do cliente como um todo. Deve-se levar em conta as dores e dificuldades pelas quais ele tem passado.

O atendimento deve ser feito de modo a tratar o cliente de forma personalizada e conforme a demanda específica que for apresentada.

Qual a importância do atendimento humanizado?

Com as novas tecnologias como chatbot ou gravações telefônicas, o atendimento personalizado acaba ficando em segundo plano. A demanda por um algo diferenciado e personalizado é uma constante em qualquer mercado.

A humanização deixa esse tipo de interação com uma qualidade melhor e gera mais simpatia do cliente para com a empresa. Diversas pesquisas apontam que o atendimento é um grande diferencial para manter clientes nas empresas, por isso é importante investir nesse ponto que pode fazer toda a diferença para a sua marca.

Boas práticas de atendimento humanizado

Primeiro de tudo, para fazer um atendimento humanizado é preciso demonstrar que tem satisfação em falar com o cliente. Cumprimente, chame o cliente pelo nome, escute com atenção e se mostre interessado em solucionar a dor dele. Se o atendimento for pessoalmente, olhe nos olhos e sorria.

Transpareça confiança e segurança no momento de atender e apoiar o cliente para que ele se sinta à vontade em compartilhar de suas necessidades. O mais importante é respeitar a individualidade dele, suas crenças, desejos, ritmo de falar e urgências.

Uma atenção especial deve ser dedicada a reclamações e sugestões de melhoria. É de extrema importância que a empresa se mostre comprometida a melhorar seus processos.

As informações devem ser fornecidas de forma transparente e o atendente deve se mostrar à disposição para esclarecer eventuais dúvidas. Uma empresa que busca implementar melhorias é levada a sério e vista com bons olhos pelos clientes.

Por onde começar?

Para implantar um atendimento humanizado na sua empresa, comece ouvindo o cliente com atenção, procurando sanar todas as dúvidas. Tente entender as necessidades e dores dele. Lembre-se sempre de tratar o cliente de forma individual e personalizada. Evite processos automatizados e tenha sempre o compromisso de melhorar sempre.

Somos uma empresa cujo maior objetivo é revolucionar o atendimento entre empresas e clientes. Prestamos consultoria nessa área e oferecemos tecnologia para apoiar a inovação e crescimento das empresas. Para saber mais sobre atendimento personalizado, baixe nosso e-book.

Curtindo nossos materiais? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail.



Pin It on Pinterest

Close Bitnami banner
Bitnami