O “Dia do Cliente” passou, e agora?

marketingaktienow
16 de setembro de 2022

O Dia do Cliente é uma das datas mais celebradas no calendário do mercado brasileiro. Com promoções, ofertas atrativas ou agradecimento aos clientes, as empresas buscam se diferenciar e impactar seus consumidores. Mas e quando não dá tempo de fazer algo? Como fica a imagem no negócio? Continue lendo e saiba mais.

Quem criou o “Dia do Cliente”?

Brasileiros são conhecidos em todo o mundo por sua simpatia e educação, além de serem bons de negócio. E na criação da data, não poderia ser diferente! O empresário João Carlos Rego, criou a data em 2003 no Rio Grande do Sul visando celebrar e estreitar o relacionamento entre clientes e marcas, auxiliando na fidelização e união! 

A data foi disseminada pelo país todo e hoje é celebrada dos pequenos aos grandes negócios, com empresas como Magalu, Amazon, Casas Bahia, entre outras, realizando ações que envolvem desde mensagens nas redes sociais de parabenização como ofertas atrativas e expressivas!

Seguindo o calendário: o que são datas sazonais, comemorativas e promocionais?

No Brasil, as datas são apreciadas e viram ótimas oportunidades para quem quer ter destaque no mercado. Algumas datas são essenciais para o comércio e outras trazem oportunidades, porém existem diferenças entre cada uma. 

As datas sazonais são aquelas temporárias, que acontecem em determinados períodos do ano. Essas datas têm relevância para as empresas, pois nesses períodos as mesmas ofertam produtos e serviços que já estavam “na mira” dos consumidores. Exemplos de datas sazonais são Black Friday, Semana do Brasil, Dia do Cliente, entre outras. 

Já as datas comemorativas são aquelas que celebramos a alguém ou a algum momento. Existem inúmeras datas comemorativas que são menos conhecidas e as que todos têm na memória, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal! Essas últimas além de datas comemorativas acabaram virando datas sazonais, já que trazem relevância para o mercado. 

As datas promocionais são aquelas que as empresas criam para seus consumidores e prospects, com o intuito de promover a marca e fortalecer a imagem da empresa. Algumas empresas criam suas próprias datas, mas elas não precisam ter relação direta com datas sazonais. 

A minha empresa precisa marcar presença em todas as datas sazonais ou comemorativas?

A resposta é: depende. Qual é o público que o seu negócio atende? As datas sazonais e comemorativas têm relação direta com o negócio ou o mesmo só está “seguindo a onda” de outras empresas? 

É preciso ter consciência de que cada data tem um propósito específico, e não marcar presença em todas não quer dizer que a empresa está desatualizada ou atrasada, apenas que segue uma estratégia conforme o segmento que atende. 

O “Dia do Cliente” não é apenas no dia 15 de Setembro!

Pode parecer óbvio, mas muitas empresas focam apenas na data e se esquecem de todos os outros dias que lida diretamente com o cliente. É importante lembrar a importância do consumidor, mas ainda mais relevante é realizar ações diárias que fortaleçam o relacionamento e a fidelização. 

O cliente quer ser lembrado e ter seus feedbacks ouvidos. Enquanto as empresas não realizarem estratégias coerentes e escuta ativa, o cliente pode migrar para o concorrente se não estiver satisfeito com o tratamento recebido. 

Abaixo estão 5 ações estratégicas para fidelizar clientes todos os dias e não só em datas festivas!

1 – Feedback são essenciais

Ao solicitar que o cliente dê feedback a empresa, a mesma deve estar preparada para comentários bons e também ruins. O principal ao pedir feedbacks é colocar em prática o que foi comentado!

Os bons servem para a empresa saber que está no caminho certo e os ruins para que novas ações sejam tomadas.  Agradeça ao cliente felo feedback recebido e mostre como a opinião dele foi relevante para mudanças no negócio, apontando o que foi feito para mudar aquela situação. 

2 – Mantenha os canais de comunicação atualizados

Tenha os canais essenciais para a comunicação entre cliente e empresa, mas os mantenha atualizados! O cliente aciona a empresa pelo canal que mais faz parte do seu dia a dia, como, por exemplo, o WhatsApp. Se a empresa optar por desativar  o mesmo, é importante comunicar ao cliente imediatamente e reforçar o comunicado de tempos em tempos até que o cliente esteja habituado e utilize outro canal disponível.

3 – Ofereça benefícios e descontos exclusivos

Sabe aquele cliente que sempre está comprando ou interagindo com o produto? Esse cliente provavelmente é fiel a sua empresa! E para melhorar esse relacionamento, oferecer benefícios ou desconto em algum produto, pode encantar e fazer com o que o cliente compre mais e também traga novos consumidores. 

Os programas de fidelidade também fazem sucesso e podem ser incluídos neles descontos ou produtos gratuitos para o cliente que fez compras nos últimos 12 meses, por exemplo. Além disso, fazer parcerias com outras marcas e oferecer descontos e brindes exclusivos, é atrativo e faz com que o cliente queira consumir mais.

4 – Tenha um atendimento personalizado

O cliente tem suas particularidades, os produtos e serviços que mais consome e também a frequência em que interage com a marca. Oferecer um atendimento personalizado é muito mais que chamar o cliente pelo nome em um e-mail, como é também saber seu histórico junto a empresa, se já recebeu ajuda ou se é a primeira vez que entra em contato com o atendimento.

Esclareça dúvidas, mande e-mail personalizado e tenha sempre em mãos os dados do cliente. Usar ferramentas integradas auxilia em um atendimento mais ágil e eficiente, com o agente com todo o histórico em mãos e o cliente sem ter que repetir os seus dados mais de uma vez. 

5 – O Marketing também é seu aliado

O Marketing de Relacionamento é um importante aliado para coletar dados relevantes do seu público que podem te ajudar a montar estratégias para o negócio. Contar com uma ferramenta de CRM, que possua relatórios personalizados, automação para envio de comunicações e acompanhamento de taxas de clique, por exemplo, auxilia na personalização do atendimento. 

Agora que você já sabe o que pode fazer, coloque em prática as nossas dicas. Se prepare para as próximas datas e tenha sempre reconhecimento dos seus consumidores. Afinal, o dia do cliente é todo dia! 

Expertise em experiência do
cliente na sua caixa de entrada

Assine nossa Newsletter e receba em primeira mão materiais e eventos exclusivos, além de novidades sobre produtos e serviços da Aktie Now.

Pin It on Pinterest