A Gestão de Customer Experience

Redação
27 de maio de 2020

A gestão de Customer Experience – conceito também conhecido como CX, experiência do consumidor ou Customer Relationship Management – nada mais é do que planejamento de estratégias voltadas para a satisfação do cliente final, envolvendo todo o relacionamento, independente do canal utilizado.

Afinal, levando em conta que as interações entre negócio e consumidor têm o potencial de produzir valores, todos os processos precisam ser gerenciados da melhor maneira possível a fim de atender as necessidades e os interesses dos clientes e, assim, gerar uma excelente experiência ao longo da jornada de compra.

Por meio de uma estratégica gestão de Customer Experience, portanto, é possível tornar toda a jornada de compra muito mais especial. Para o CX, o foco de uma empresa não está no produto ou no serviço oferecido por ela, mas sim em seus clientes.

Saiba mais a respeito do assunto ao longo deste conteúdo!

Vantagens da gestão de Customer Experience

Antes de entender de fato como é possível implementar a gestão de Customer Experience em uma determinada empresa, é importante conferir quais são as principais vantagens de fazer isso. Acompanhe:

Aumenta a credibilidade;

Fideliza o público;

Oferece mais vantagem competitiva;

Reduz custos;

Melhora no atendimento;

Otimiza recursos;

Potencializa o faturamento.

Por que Customer Experience é tão importante?

Com base em todas essas vantagens, pode-se dizer que a gestão de CX é importante porque, quando colocada em prática da maneira correta, é capaz de impulsionar a fidelização dos consumidores. E como você já deve saber, clientes fidelizados são bons porque sempre voltam para comprar mais e muitas vezes realizam compras cada vez maiores.

Além disso, investir no Customer Experience é sinônimo também de redução de custos. Isso porque manter um cliente é algo muito mais barato do que conquistar um novo, por exemplo, gerando resultados mais eficazes a longo prazo.

Apesar de todas as outras vantagens, essas duas com certeza são as principais para demonstrar porque é importante ter uma boa gestão de Customer Experience dentro de um negócio.

Como colocar o Customer Relationship Management em prática

Para implementar a gestão de CX em uma empresa, é necessário seguir algumas etapas importantes. Pensando nisso, confira a seguir quais são as principais entre elas:

Conhecer o cliente;

Estar presente nos canais onde o público está;

Escutar o consumidor com bastante atenção;

Compreender de fato toda a jornada do cliente;

Promover uma cultura voltada para o CX dentro da empresa.

Todos esses processos são fundamentais para colocar o Customer Relationship Management em prática de forma eficaz e capaz de trazer resultados positivos para a organização.

Como otimizar o CX?

A gestão de Customer Experience já está presente na empresa? Pois então fique sabendo que para otimizá-la é preciso antes de qualquer coisa é se colocar no lugar do cliente e pensar no serviço que você gostaria de receber.

No geral, o desenvolvimento do CX está diretamente ligado à mudança de perspectiva de cada negócio e à capacidade de acompanhar o ritmo de consumo dos dias atuais, mais acessível e tecnológico.

Para melhorar essa experiência, entretanto, uma ótima dica é contar com uma consultoria de tecnologia voltada para Customer Experience e Atendimento. Quer saber mais sobre isso? Então entre em contato conosco agora mesmo!

Curtindo nossos materiais? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail.



Pin It on Pinterest

Close Bitnami banner
Bitnami