A famosa foto profissional para o currículo ou empresa pode ser uma verdadeira dor de cabeça quando não bem “clicada”. Isso acontece porque nem sempre as fotos são feitas por profissionais e muitos detalhes não são abordados, como iluminação, ambiente e vestuário. Mas afinal, é possível fazer uma foto profissional em casa? Continue lendo e saiba como!
Uma foto profissional pode abrir várias portas para quem procura um trabalho ou está prospectando para a empresa em que atua. A imagem passa comprometimento, seriedade e até mesmo respeito com quem está em busca de resultados — seja recolocação ou prospecção.
Pensando nisso e em como ter acesso às fotos profissionais nem sempre é possível, criamos um manual para auxiliar a um bom clique em casa, com os objetos do dia a dia!
Por onde começar? Vamos lá!
1- Devo tirar foto com a câmera do celular ou com a do computador/notebook?
Escolha o aparelho com melhor qualidade! Os celulares possuem maior facilidade de uso, adequação à luz e ao ambiente. Certifique-se que a qualidade da imagem seja alta, evitando que a foto fique granulada ou pixelizada.
2 – Roupas, maquiagem e acessórios
Ao escolher a roupa, aposte em camisas da marca que representa – para quem já atua em empresa – ou em roupas mais sociais como blazer, camisas, etc. Use maquiagens leves, que apenas ressaltam a sua beleza natural. Não carregue nos acessórios, eles devem complementar a sua imagem e não sobrecarregá-la.
Use o seu cabelo da forma que se sentir mais confortável, mas evite que o mesmo tampe o seu rosto! E SORRIA! Lembre-se que a sua expressão facial será a primeira impressão que terão de você! 🙂
Evite: sobreposições sobre a blusa da empresa que atua, como estampas em xadrez, poá, flores, jaquetas, entre outras. De preferência, use apenas a camiseta da marca ou blusas lisas.
3 – Como escolher o melhor ambiente para fotografar?
Dê preferência para ambientes iluminados com luz natural. Escolha paredes lisas, sem detalhes e de preferência brancas ou claras. Evite quadros, decorações e fotografias que mostrem as suas preferências particulares.
Aposte: fotografar de frente a janelas e a 45º das janelas (com a luz pegando de lado).
Evite: fotografar ao lado de janelas e de costas para as mesmas (isso dá contra-luz).
4 – Hora do clique: use a tecnologia ao seu favor!
Agora que você já escolheu o melhor ambiente, se arrumou e achou uma luz legal, chegou
a hora do clique! Peça ajuda a quem estiver em casa para tirar as fotos, mas, caso não tenha ninguém para lhe auxiliar, o timer do celular é um ótimo aliado!
Posicione o celular de forma vertical ou horizontal, no espaço escolhido. Você pode utilizar como suporte livros, cadernos, copos ou qualquer outro objeto que auxilie o celular a ficar apoiado em um ângulo de 90º (reto).
Ligue o timer e se posicione de forma que o corpo fique mais reto. Caso deseje utilizar uma cadeira para melhor se posicionar, use uma que não fique aparente. Na foto é melhor ressaltar e fotografar dos seus ombros acima.
Aposte no seu melhor ângulo e sorriso! As selfies são ótimas para fotos mais íntimas e espontâneas, pois elas mostram o nosso rosto de forma mais clara. Porém, como queremos uma foto mais profissional, as selfies não são recomendadas!
Aposte: não economize nos cliques! Você deve ficar satisfeito com a foto tirada.
Evite: dar zoom para fotografar, pois a qualidade da foto fica inferior.
Atenção! Tente deixar um espaço entre o fim da sua cabeça e a tela. Desta forma, caso seja necessário cortar a foto, você não terá que cortar partes do seu corpo e a foto ficará com um ajuste melhor, seja nas redes sociais ou no e-mail.
Resultado da foto tirada em casa
Resultado com edição de fundo neutro e mais claro
Resultado final com edição para acrescentar identidade de acordo com a marca
Você pode colocar o fundo da foto com a cor da identidade visual da empresa em que atua ou com o seu objetivo profissional atual. O site PicWish é uma forma fácil e prática para quem não tem habilidade com ferramentas de edição e quer mudar a cor do fundo de forma simples e rápida.
Ter uma foto profissional em casa é possível! Não economize na preparação, cliques e sorrisos! Tire quantas fotos forem necessárias até se sentir confortável com o resultado. Bom clique 😉