Manual da foto profissional em casa: dicas para um bom clique

marketingaktienow
12 de setembro de 2022

A famosa foto profissional para o currículo ou empresa pode ser uma verdadeira dor de cabeça quando não bem “clicada”. Isso acontece porque nem sempre as fotos são feitas por profissionais e muitos detalhes não são abordados, como iluminação, ambiente e vestuário. Mas afinal, é possível fazer uma foto profissional em casa? Continue lendo e saiba como!

Uma foto profissional pode abrir várias portas para quem procura um trabalho ou está prospectando para a empresa em que atua. A imagem passa comprometimento, seriedade e até mesmo respeito com quem está em busca de resultados — seja recolocação ou prospecção. 

Pensando nisso e em como ter acesso às fotos profissionais nem sempre é possível, criamos um manual para auxiliar a um bom clique em casa, com os objetos do dia a dia!

Por onde começar? Vamos lá!

1- Devo tirar foto com a câmera do celular ou com a do computador/notebook?

Escolha o aparelho com melhor qualidade! Os celulares possuem maior facilidade de uso, adequação à luz e ao ambiente. Certifique-se que a qualidade da imagem seja alta, evitando que a foto fique granulada ou pixelizada.

2 – Roupas, maquiagem e acessórios

Ao escolher a roupa, aposte em camisas da marca que representa – para quem já atua em empresa – ou em roupas mais sociais como blazer, camisas, etc. Use maquiagens leves, que apenas ressaltam a sua beleza natural. Não carregue nos acessórios, eles devem complementar a sua imagem e não sobrecarregá-la. 

Use o seu cabelo da forma que se sentir mais confortável, mas evite que o mesmo tampe o seu rosto! E SORRIA! Lembre-se que a sua expressão facial será a primeira impressão que terão de você! 🙂

Evite: sobreposições sobre a blusa da empresa que atua, como estampas em xadrez, poá, flores, jaquetas, entre outras. De preferência, use apenas a camiseta da marca ou blusas lisas. 

3 – Como escolher o melhor ambiente para fotografar?

Dê preferência para ambientes iluminados com luz natural. Escolha paredes lisas, sem detalhes e de preferência brancas ou claras. Evite quadros, decorações e fotografias que mostrem as suas preferências particulares. 

Aposte: fotografar de frente a janelas e a  45º das janelas (com a luz pegando de lado).

Evite: fotografar ao lado de janelas e de costas para as mesmas (isso dá contra-luz). 

4 – Hora do clique: use a tecnologia ao seu favor!

Agora que você já escolheu o melhor ambiente, se arrumou e achou uma luz legal, chegou 

a hora do clique! Peça ajuda a quem estiver em casa para tirar as fotos, mas, caso não tenha ninguém para lhe auxiliar, o timer do celular é um ótimo aliado!

Posicione o celular de forma vertical ou horizontal, no espaço escolhido. Você pode utilizar como suporte livros, cadernos, copos ou qualquer outro objeto que auxilie o celular a ficar apoiado em um ângulo de 90º (reto). 

Ligue o timer e se posicione de forma que o corpo fique mais reto. Caso deseje utilizar uma cadeira para melhor se posicionar, use uma que não fique aparente. Na foto é melhor ressaltar e fotografar dos seus ombros acima. 

Aposte no seu melhor ângulo e sorriso! As selfies são ótimas para fotos mais íntimas e espontâneas, pois elas mostram o nosso rosto de forma mais clara. Porém, como queremos uma foto mais profissional, as selfies não são recomendadas!

Aposte: não economize nos cliques! Você deve ficar satisfeito com a foto tirada. 

Evite: dar zoom para fotografar, pois a qualidade da foto fica inferior. 

Atenção! Tente deixar um espaço entre o fim da sua cabeça e a tela. Desta forma, caso seja necessário cortar a foto, você não terá que cortar partes do seu corpo e a foto ficará com um ajuste melhor, seja nas redes sociais ou no e-mail. 

Resultado da foto tirada em casa

(Foto: Ludmila Queiroz, SEO Analyst Aktie Now)

Resultado com edição de fundo neutro e mais claro

(Foto: Ludmila Queiroz, SEO Analyst Aktie Now)

Resultado final com edição para acrescentar identidade de acordo com a marca

(Foto: Ludmila Queiroz, SEO Analyst Aktie Now)

Você pode colocar o fundo da foto com a cor da identidade visual da empresa em que atua ou com o seu objetivo profissional atual. O site PicWish é uma forma fácil e prática para quem não tem habilidade com ferramentas de edição e quer mudar a cor do fundo de forma simples e rápida. 

Ter uma foto profissional em casa é possível! Não economize na preparação, cliques e sorrisos! Tire quantas fotos forem necessárias até se sentir confortável com o resultado. Bom clique 😉

Expertise em experiência do
cliente na sua caixa de entrada

Assine nossa Newsletter e receba em primeira mão materiais e eventos exclusivos, além de novidades sobre produtos e serviços da Aktie Now.

Pin It on Pinterest