Saiba como reduzir o absenteísmo na sua empresa

Aktienow
2 de agosto de 2019

As ausências e/ou atrasos dos colaboradores, caracterizados como absenteísmo no universo corporativo, pode resultar em vários impactos na operação empresarial. Isso porque o absenteísmo impacta atividades do trabalho, influenciando na entrega de projetos e no controle eficaz dos gestores.

Neste sentido, controlar o problema contribui para evitar a redução da produtividade, administrar as ausências dos colaboradores e manter resultados. 

Confira algumas dicas para reduzir e gerir o absenteísmo na sua empresa: 

Entenda sua equipe 

O primeiro passo é avaliar se as faltas e atrasos tem ocorrido por falta de engajamento. Vale entender também o que desencadeia a situação, normalmente gerada por problemas com a liderança, falta de alinhamento com os colegas e com o negócio. Nestes casos, é fundamental garantir que os colaboradores se tornem comprometidos traçando ações para estimular a motivação de todos os envolvidos.  

Faça a gestão das atividades

Organizar as tarefas relacionadas à equipe também é importante para possibilitar um controle efetivo sobre a produtividade da equipe. Determine um grau de prioridade para todas as tarefas que deverão ser realizadas pela equipe, definindo o colaborador responsável e o prazo de entrega. Para que a conclusão não seja comprometida, alinhe com os colaboradores processos para gestão do tempo. 

Mensure a produtividade

A partir dos prazos de entrega e dos membros responsáveis, é possível identificar os níveis de produtividade de cada colaborador. Neste processo, cabe ao gestor avaliar os níveis de entrega, tomando ações para redistribuir as atividades e trocar os responsáveis, se necessário. 

Avalie o desempenho 

A partir da produtividade, o gestor pode mensurar os resultados atingidos a partir e alinhar as expectativas do projeto. Estruturar métricas de desempenho e metas a serem atingidas pode contribuir com a avaliação da performance dos colaboradores. É fundamental reconhecer os colaboradores com atuação positiva e traçar um plano para os membros que precisam evoluir com as atividades. 

Implemente uma ferramenta de gestão 

Escolha uma plataforma que possibilite entender as horas despendidas para concluir as atividades realizadas por cada membro da equipe. Já que adotar uma ferramenta de gestão possibilita ter acesso à produtividade de cada colaborador através do acesso ao tempo investido em cada atividade. Assim, torna-se possível identificar os processos com gargalos, diagnosticar problemas operacionais e tomar decisões assertivas. 

Calcule o índice de absenteísmo 

Ter uma ferramenta que auxilie na gestão de horas trabalhadas é fundamental para gerenciar as ausências e atrasos. Assim como, adotar uma plataforma de gestão de trabalho possibilitará a mensuração das atividades feitas pela equipe, auxiliando também no controle do tempo despedido. A partir do registro dos horários dedicados à cada atividade, fica fácil mensurar o nível de absenteísmo e o impacto sobre o negócio. O controle do absenteísmo reflete uma empresa preocupada com o engajamento de seus colaboradores junto com a entrega de resultados. Aperfeiçoar os índices de faltas e atrasos influencia diretamente na diminuição da rotatividade, garantindo assim um ambiente de trabalho satisfatório. 

De fato, uma gestão eficaz da produtividade e dos níveis de absenteísmo exigem uma ferramenta de gestão de trabalho completa. 

Sem dúvida, Aktie Now oferece soluções especializadas em gestão. Conheça as soluções disponíveis e entenda como ajudamos as organizações a otimizar a performance das equipes.

Curtindo nossos materiais? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail.



Pin It on Pinterest

Close Bitnami banner
Bitnami