Acompanhamento e Visualização do Progresso de Projetos para Clientes

Redação
23 de junho de 2020

Como acompanhar e visualizar o progresso do projeto para seus clientes? Essa é uma das principais dúvidas dos gestores. E uma resposta errada pode determinar o fracasso de um projeto.

A partir de agora você vai entender que adotar uma ferramenta de gestão é fator determinante para o sucesso. Elas permitem apresentar relatórios de desempenho e resultados de forma simples e automatizados. Também organizam um volume altíssimo de informações em um só lugar.

Entenda a seguir como acompanhar e visualizar o progresso de projetos.

Como acompanhar e visualizar o progresso de projetos?

O progresso do projeto pode ser acompanhado e visualizado por meio da adoção de uma ferramenta de gestão. Escolher a ferramenta mais adequada é o x da questão.

Com as mais simples, você depende mais das habilidades do gerente de projetos. Com as mais elaboradas, os processos e relatórios são automatizados.

Vale destacar que a competência do gerente de projetos é essencial, independentemente da ferramenta escolhida. É ele quem faz a gestão, auxiliado pelo instrumento.

A escolha entre uma ferramenta mais simples ou uma mais elaborada vai depender da disponibilidade de recursos e da maturidade do PMO.

Entender que o acompanhamento é essencial em todas as fases da gestão de um projeto irá auxiliar na escolha da ferramenta.

Importância do monitoramento e controle de projetos

Monitorar e controlar projetos significa avaliar seu progresso. É comparar se o que foi realizado está de acordo com o que foi planejado. Envolve também o gerenciamento de mudanças e seus impactos.

De acordo com o PMBOK, guia de melhores práticas, elaborado e publicado pelo Project Management Institute, “este monitoramento contínuo fornece à equipe do projeto uma visão melhor sobre a saúde do projeto e identifica quaisquer áreas que exijam atenção adicional”.

E para que servem esses processos?

• Evitar falhas e surpresas;

• Cumprir com o orçamento;

• Finalizar o projeto dentro do prazo;

• Atender aos critérios de aceitação do cliente.

Dificilmente, o projeto será realizado exatamente conforme o planejado. O importante é prever possíveis variações e corrigir erros rapidamente. E é nisso que as ferramentas de gestão podem ajudar.

Ferramentas de gestão de projetos

A pesquisa TechTrends 2018 tem como objetivo indicar tendências na adoção de ferramentas por empresas de tecnologia de todo o Brasil.

De acordo com a última pesquisa, realizada em 2018, 82% das empresas adotam alguma ferramenta de gestão de projetos.

As principais vantagens dessas plataformas são:

• Trabalhar de forma colaborativa e remota;

• Aumentar a produtividade por meio da automação;

• Reunir informações em só lugar;

• Otimizar a comunicação das partes interessadas.

Se você está em dúvida sobre qual a melhor ferramenta, apresentaremos a melhor opção a seguir.

Monday gestão de projetos

Agora que você já entendeu como acompanhar e visualizar o progresso do projeto para seus clientes e as vantagens dos processos de monitoramento e controle, resta escolher a ferramenta mais adequada.

A Monday.com é um sistema operacional que potencializa o trabalho em equipe, seja ele remoto ou presencial. Incluindo havendo a possibilidade de adicionar seu cliente para acompanhar seus projetos pela própria plataforma ou automaticamente por e-mail.

É uma solução adotada por mais de 100 mil organizações ao redor do mundo.

Sua plataforma se adapta às necessidades de cada time e pode ser facilmente integrada aos aplicativos já utilizados. Com a Monday.com os processos são automatizados e o espaço de trabalho é dinâmico e funcional.

Leia mais sobre consultoria e implementação Monday em nosso blog ou entre em contato conosco agora mesmo.

Curtindo nossos materiais? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail.



Pin It on Pinterest

Close Bitnami banner
Bitnami