Como Fazer Relatórios de Gestão de Equipe

Redação
16 de junho de 2020

Não é mais novidade no mundo corporativo que todos planejamentos de atividades de uma empresa devem ser muito bem elaborados. Saber como fazer relatórios dessa gestão é fundamental em qualquer administração, principalmente no gerenciamento das equipes.

Profissionais produtivos são essenciais para fazer a sua empresa ter relevância no mercado. No entanto, manter a equipe motivada é um desafio. Como fazer uma boa gestão de equipe e assim fazer com que os funcionários tenham uma performance de excelência?

Caso a sua empresa não consiga elaborar um planejamento eficaz de gestão de equipe, chegou a hora de rever processos. Investir nos relatórios de gestão de equipes é apenas o primeiro passo para garantir o sucesso do seu negócio.

O que é um relatório de gestão?

De maneira geral, um relatório de gestão é um documento detalhado sobre o desempenho das atividades realizadas em uma empresa. Esse recurso é uma forma objetiva de manter um maior controle do negócio.

Os relatórios podem ser feitos a partir de uma segmentação, de acordo com cada departamento da empresa. Assim, fica mais fácil tomar decisões sábias e condizentes com a realidade da corporação.

Por ser uma tarefa que exige grande geração de dados sobre o empreendimento, muitas empresas investem na automação desses processos. Hoje em dia, já são diversos os softwares, plataformas e ferramentas de última geração que auxiliam nessa análise.

Importância do relatório de gestão de equipes

Fazer relatórios de gestão de equipes é uma das partes mais importantes do planejamento administrativo. É desta maneira que os gestores conseguem analisar o todo para, só então, alinhar os valores da empresa com seus funcionários.

O relatório é fundamental para o acompanhamento do desempenho da equipe. Com essa gestão, é possível analisar:

– Indicadores dos colaboradores;

– Performances individuais e em grupo;

– Capacidade para a realização das tarefas;

– Entre outros.

Também há a possibilidade de aprimoramento, caso o trabalho desenvolvido não seja satisfatório. A ausência de indicadores de desempenho da equipe pode ser o que está impedindo a sua empresa de melhorar a gestão de suas equipes e  crescer no mercado, por exemplo.

Como fazer um bom relatório de gestão de equipes?

Antes de mais nada, é preciso listar todos os funcionários da empresa, reunindo dados pessoais e os corporativos. Pode-se dividir por cargos, departamentos ou o que o (a) gestor (a) achar melhor para a organização.

Outra métrica que deve constar no relatório é a folha de pagamento. Assim, é possível saber o quanto a empresa está gastando com os colaboradores.

Taxa de absenteísmo também é uma medida fundamental. Aqui, é importante detalhar as causas e números exatos de ausências de funcionários.

Métricas como a comparação entre contratados e desligados da empresa, faturamentos, metas pré-estabelecidas e retorno financeiro de cada funcionário são essenciais.

Plataformas que podem lhe ajudar

Existem diversas plataformas on-line que podem lhe ajudar a analisar, produzir e acompanhar esses relatórios e também facilitar a gestão de suas equipes.

A principal delas é a Monday.com, a maior Work Os do mercado. Através dela você pode acompanhar o trabalho de seus colaboradores, analisar resultados de seus processos e muito mais. Caso você queira saber mais sobre ela, acesse nossa categoria exclusiva em nosso blog. 

Gestão de equipes: a fonte de sucesso para funcionários mais produtivos!

Com o mercado cada vez mais competitivo, a empresa que não se adapta aos novos formatos da rotina corporativa acaba ficando para trás. Afinal, a concorrência não vai esperar o seu negócio se fortalecer para realizar uma ação, não é mesmo?

Por isso, tanto se fala sobre a importância de se fazer relatórios de gestão de equipes. Gestores precisam saber como implementar as melhores estratégias e recursos para aumentar a eficiência de sua equipe, em meio às tarefas do dia a dia.

Entendeu como fazer relatórios de gestão de equipes eficientes? Gostaria de saber mais como podemos lhe ajudar a gerir melhor suas equipes e projetos através da nossa parceira Monday? Preencha nosso formulário em nossa página especial sobre isso, que entraremos em contato com você.

Curtindo nossos materiais? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail.



Pin It on Pinterest

Close Bitnami banner
Bitnami