Planejamento e Acompanhamento das Tarefas de sua Equipe Remota

Redação
30 de junho de 2020

O trabalho a distância, conhecido também como trabalho remoto ou home office, já era uma modalidade existente em muitas empresas, mas a pandemia do coronavírus fortaleceu ainda mais esta que já era considerada uma tendência.

A recomendação dos órgãos de saúde pelo isolamento social levou as empresas a adotarem estratégias para garantir o seu funcionamento e a segurança dos seus colaboradores e a principal delas foi o home office.

Nesse sentido, como os gestores não tiveram tempo suficiente para se adaptarem a esse novo cenário, muitos desafios surgiram, entre eles, o planejamento e acompanhamento de tarefas para sua equipe remota.

Em meio à tendência de que essa modalidade de trabalho se mantenha após o fim da crise, os líderes precisam saber fazer a gestão de equipes remotas. Mas por onde começar? As técnicas apresentadas a seguir são fundamentais nesse processo.

Plano de trabalho

O conjunto de ações necessárias para alcançar metas e objetivos é fundamental para o sucesso da gestão da equipe remota. Questionamentos como o que deve ser feito, quem vai fazer cada uma das atividades, quando e de forma são necessárias para que isso funcione adequadamente.

Prazos e horários

Por não estarem reunidos fisicamente, a questão dos prazos e horários pode ser mais complexa no trabalho remoto.

Por conta disso, é necessário estabelecer datas para a entrega das atividades, bem como a realização de reuniões e videoconferências levando em consideração o período de descanso dos membros da equipe é fundamental.

Nesse sentido, o cronograma de projetos faz-se necessário para que seja possível acompanhar o andamento das atividades e o tempo gasto em cada etapa.

Delegação de tarefas e processos

Um fator que, muitas vezes, não é realizado da forma adequada é a delegação de tarefas e processos. Atentar para as competência e habilidades de cada integrante da equipe é importante para garantir a qualidade do trabalho bem como o bom relacionamento com a equipe.

Essa divisão de atividades precisa ser feita de forma clara e objetiva para que todos consigam compreender o que precisa ser feito e facilitar o acompanhamento. Os feedbacks também são importantes para que os colaboradores saibam se estão no caminho certo, além de contribuir para motivá-los.

Plataforma para a gestão de equipes remotas

Todos os tópicos acima podem ser facilmente aplicados por meio de uma plataforma para a gestão de equipes remotas. Essas ferramentas contribuem significativamente para a otimização e simplificação do planejamento e acompanhamento de uma equipe remota.

O uso de recursos tecnológicos adequados facilita o acompanhamento das atividades que estão sendo realizadas, a delegação das tarefas, além de possibilitar o compartilhamento e visualização de documentos, centralizando toda a comunicação auxiliando de maneira eficaz no monitoramento completo da equipe.

A Monday.com é um exemplo de ferramenta que se adapta às necessidades dos gestores automatizando os processos cotidianos em um espaço totalmente automatizado que permite a comunicação e colaboração entre os integrantes da equipe de qualquer lugar.

Quer saber sobre como essa plataforma pode te ajudar a realizar uma gestão de equipe remota eficaz? Preencha o nosso formulário de contato.

Curtindo nossos materiais? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail.



Pin It on Pinterest

Close Bitnami banner
Bitnami